O PROJETO
APRESENTAÇÃO
O uso da linguagem cartográfica como suporte para a apresentação de dados institucionais permite estabelecer uma visão posicional e relacional de diferentes informações estratégicas para a gestão, sendo, desse modo, bastante útil em processos de planejamento, avaliação e tomadas de decisão. Dentre suas virtudes, o caráter diagramático dos mapas possibilita não só o conhecimento dos dados particulares de cada localidade como também permite que o leitor faça relações com outras instâncias geográficas, sendo possível ainda condicionar sua análise ao contexto morfológico do recorte sob enfoque, considerando as formas de relevo, a hidrografia, o clima, os biomas, dentre outros elementos do contexto cartográfico.
A possibilidade de uma leitura posicional dos dados – que foca a localidade -, e, ao mesmo tempo, relacional – na qual importam as relações localidade versus localidade e localidade versus totalidade – privilegia uma visão em rede das informações contidas no mapa, estrutura que, dada a sua natureza, não determina pontos de partida e chegada para o percurso de leitura. Dessa forma, os mapas possibilitam a realização de percursos não lineares de leitura, permitindo que o leitor flutue sua análise entre as camadas de dados como que imerso em uma estrutura tridimensional. Esta possibilidade de leitura constitui, a nosso ver, uma vantagem importante frente a textos técnicos e tabelas que, via de regra, tendem a determinar um roteiro de ”mão única” para o leitor.
Este Atlas contém mapas que dispõem e cruzam dados de diversos segmentos e dimensões institucionais da Universidade do Estado da Bahia, a UNEB, permitindo compor um quadro razoável de seus principais indicadores, a saber: graduação, pós-graduação, extensão, internacionalização, gestão de pessoas, infraestrutura, além de dados relativos a importantes frentes de promoção de inclusão destinadas à sua comunidade discente em situação de vulnerabilidade social e econômica. Dessa forma, pode interessar, além de gestores, àqueles que desenvolvem pesquisas que situam a UNEB como espaço e contexto de análise e interlocução, fornecendo subsídios para trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, artigos, além de produções técnicas para fins de avaliação de cursos e recredenciamento da universidade, bem como a prospecção de recursos e parcerias, a produção de relatórios e outras finalidades.
Dentre as diversas fontes consultadas para a confecção deste Atlas, cabe dar destaque à plataforma UNEBi, desenvolvida pela Gerência de Informática (Gerinf) e coordenada pelo Escritório de Processos e Projetos (EPP) da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) da UNEB. Esta plataforma pode ser acessada no seguinte endereço: unebi.uneb.br.
…………………………………………………………………………………………………………………
DOWNLOAD DO ATLAS UNEB (arquivo para visualização)
DOWNLOAD DO ATLAS UNEB (arquivo para impressão frente e verso)